11 julho 2012

A IGREJA É RICA?



10 julho 2012Autor: Bíblia Católica | Postado em: Igreja  7

Fonte: Apostolado Spiritus Paraclitus

Esta é uma pergunta bastante pertinente e apesar de antiga, nunca deixou de ser atual, aliás, ultimamente, com o apetite cada vez mais voraz que a mídia secular demonstra ter para escornear a Igreja Católica,
ela torna-se ainda mais relevante. Sendo assim, vamos direto aos fatos, porque apesar de haver um grande número de “bem-intencionados” Judas Iscariotes,, sejamos francos, dentre eles são poucos os que são dados à leitura e à pesquisa. Assim, não é prudente que me extenda muito.

Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse. Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? (João 12,4-5)

A igreja Católica é a instituição mais antiga da terra. Se fosse uma empresa privada, seria a maior do mundo, não apenas em tamanho mas em termos de volume do seu patrimônio e sua riqueza e por sua presença em quase todo o país do mundo. Sua importância, porém, não se restringe ao seu tamanho e número de fiéis batizados. 

Foi a Igreja Católica que criou, por exemplo, o sistema universitário, os métodos de pesquisa científica ou a filantropia institucional, sem a qual a palavra caridade, que significa amor, não teria sequer o sentido que têm hoje nas sociedade ocidentais. Contudo, apesar de inúmeros outros feitos de valor, o mais notório deles: a caridade da Igreja Católica, é infelizmente, ignorada tanto pelos católicos como não-católicos. Assim, a Igreja Católica é sistematicamente cristicada por sua riqueza.

Deus Caritas Est – Deus é Amor

“Mas se a Igreja é tão rica e poderosa, por que não vende tudo o que possui para ajudar aos necessitados?”

Vamos ao números e fatos:

A Igreja Católica mantém na Ásia: 1.076 hospitais; 3.400 dispensários; 330 leprosários; 1.685 asilos; 3.900 orfanatos; 2.960 jardins de infância. Na África: 964 hospitais; 5.000 dispensários; 260 leprosários; 650 asilos; 800 orfanatos; 2.000 jardins de infância. Na América: 1.900 hospitais; 5.400 dispensários; 50 leprosários; 3.700 asilos; 2.500 orfanatos; 4.200 jardins de infância. Na Oceania: 170 hospitais; 180 dispensários; 1 leprosário; 360 asilos;60 orfanatos; 90 jardins de infância. Na Europa: 1.230 hospitais; 2.450 dispensários; 4 Leprosários; 7.970 asilos; 2.370 jardins de infância.

No Brasil, podemos seguramente dizer que a contribuição da Igreja Católica para a Saúde pública foi mais valiosa do que a de qualquer outro governo já existente no país. Na década de 50, quando a rede pública de saúde ainda não contava com uma capacidade operacional expressiva, eram as casas de caridade da Igreja Católica que cuidavam das pessoas que não tinham condições de se tratarem em um hospital. 

As Santas Casas de Misericórdia e Sanatórios eram e continuam a ser dirigidos e subsidiados pela Igreja Católica, e têm as freiras e religiosos católicos como sua principal fonte de recursos humanos.

Seria quase impossível listar e numerar as atividade e contribuições da Igreja Católica no campo da caridade. O vídeo abaixo mostra algumas maneiras pelas quais a Santa Igreja tem, ao longo dos séculos, posto em prática as palavras de Cristo sobre a caridade e o amor ao próximo. (Ver o vídeo no site Bíblia Católica);

“Tudo o que fizerdes ao mais pequeninos dos Meus irmãos, o fazeis a Mim.” (Mt 25:40)

18 de janeiro de 2012- pe. Fenando Cardoso

(baseado no TEXTO SOBRE DAVI E GOLIAS)


Quem não conhece a famosa história de Davi e Golias? Mereceu até mesmo, esse Davi, uma estátua tão gigantesca como bela, de Michelangelo, e que pode ser contemplada e admirada por todos em Florença, na Itália. É um texto, o de hoje, bem aparentado com o de ontem. Davi assim se dirige ao gigante Golias: “tu vens a mim com a lança, a haste e a espada. Eu, porém, vou a ti, em nome do Senhor dos Exércitos, O Deus de Israel, a Quem tu desprezaste, e contra Quem tu blasfemaste.”

Ainda hoje este texto se repete de maneiras muito diversificadas, porém atuais. Quais são os meios que tem a Igreja em mãos?

Existem pessoas, mal informadas, que imaginam que a Igreja católica seja riquíssima; mas riquíssima de quê? Onde estão essas riquezas? E depois outra; quem é dono dessas riquezas, o Papa? O Papa pode fazer o que ele quiser, com o dinheiro da Igreja? Quanto vale uma estátua de Michelangelo? Ou quanto vale a Basílica de São Pedro? Isto é coisa que se possa vender; é propriedade do Papa?

A Igreja católica não é uma multinacional que busca lucro monetário e nada mais. E, em muitas dioceses, que são as igrejas particulares, há absoluta falta de meios. Não temos sacerdotes em número suficiente, não temos seminários, não temos bons professores de teologia, pelo menos não em número suficiente para nosso Brasil, não temos as melhores igrejas, não temos dinheiro para comprar terreno onde quer que queiramos, não temos dinheiro para construção de nossos edifícios, que depois servem ao povo cristão e católico, não temos as melhores redes de televisão do país, não temos a melhor imprensa do país. E o que é que nós temos, então?

Bem, nós temos muito mais; nós não temos meios humanos, nós não nadamos em meios humanos, mas nós temos a Palavra de Deus e, por incrível que pareça, quanto menores forem os meios humanos, quanto mais formos desprovidos de meios humanos, e sobretudo de dinheiro, tanto mais a graça de Deus pode agir por nosso intermédio.

A graça de Deus não necessita de cofres, de carteiras recheadas ou de contas milionárias para poder agir, beneficamente, em todos os corações. Recebemos tudo gratuitamente de Deus e, por isto mesmo, a Igreja pode, até mesmo, ser diferente do mundo, quando afirma que ela prefere ser uma Igreja pobre, a uma Igreja rica; ela prefere ser uma Igreja a serviço dos pobres, do que uma Igreja simplesmente a serviço de quem é rico. Ela prefere humilhar-se neste mundo, a se exaltar. Ela não tem os meios que possuía o gigante Golias do passado, e que possuem ainda os Golias do presente, mas ela possui, em todos os tempos, a Palavra de Deus. E isto basta para a edificação do Templo Espiritual, que é tarefa sua construir neste mundo com Deus.